Primeira casa de espetáculo de Penedo pede socorro

A Casa São Francisco, chamada também de Theatro Casa de São Francisco por ser considerado o primeiro espaço de espetáculo teatral de Penedo, foi edificada por volta do século XIX. Pertencente  aos  franciscanos, possui a Casa São Francisco, uma arquitetura belíssima, diferenciada, invejável  e admirada pela sua peculiaridade.

Ali funciona por muitos anos a Ordem Terceira Secular. Há bem da verdade, a Casa São Francisco  necessita urgentemente de uma reforma completa para não correr o risco de se deteriorar. Quem passa por aquela localidade, percebe o estado lastimável em que encontra-se aquela tradicional Casa de Espetáculo.

A situação é crítica tanto interna como externamente ! Ultimamente, fizeram tantas reformas em prédios históricos da cidade Montepio, Circulo Operário, Chalé dos Loureiros, Vila do Lessa, Biblioteca Pública, “Cinema São Francisco ,  Sede do IPHAN e, só a Casa São Francisco que não teve essa sorte!

Está na hora das autoridades competentes Prefeito, Vereadores, Secretaria de Cultura e, o Próprio IPHAN olharem essa situação caótica por qual passa a Casa São Francisco em Penedo e, da uma melhorada, nela em nome da história daquele espaço franciscano e da nossa Cultura.

Por Geraldo José

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo