Reinvenção das eleições municipais em meio à pandemia do coronavírus
Com o cenário de lives nas redes sociais e milhares de opções de conteúdos disputando a atenção dos espectadores, especialistas em comunicação e advogados se uniram para debater como serão realizadas as campanhas eleitorais municipais em 2020. Todos concordam que o digital pode ser a resposta mais concreta nesse momento. O fato é que o candidato corre o risco de ser mais um no meio da multidão, por isso o amadorismo não terá espaço em 2020.
As eleições deste ano passarão por mudanças já nas convenções partidárias, que anteriormente, demonstravam força ao aglomerar o maior número de pessoas. Para Flávio Holanda, CEO da KNew Estratégia, empresa de comunicação e estratégia, a internet é a única certeza desta eleição.
“A mudança mais significativa até agora é a convenção partidária virtual”
FOTO: Reprodução
“A mudança mais significativa até agora é a convenção partidária virtual, por isso o que vai fazer a diferença, assim como nas campanhas anteriores, será a estratégia utilizada pelos candidatos para encontrar e captar a atenção dos seus eleitores na internet. E já enxergamos erros estratégicos nas atuações dos gestores públicos atuais. Alguns não possuem sequer uma página nas redes sociais e isso vai atrapalhar muito durante a campanha”, explicou Flávio.
“As atividades tradicionais de campanha serão repensandas”, afirma José Marques.
FOTO: Reprodução
Para José Marques, advogado e professor universitário, as atividades tradicionais de campanha serão repensadas pelas agremiações. “Penso que a eleição em 2020 passará ainda mais pela internet com o bom uso das redes sociais, como já vem sendo verificado nas últimas eleições. O contato nas ruas ou em grandes reuniões, serão repensadas. Não descarto a possibilidade dos atos tradicionais de campanha, mas vai depender muito de como estaremos no cenário da Covid-19 e o que poderá ser definido pelo TSE”, afirmou.
Gustavo Ferreira, avalia que a mudança das eleições para novembro ou dezembro deste ano, pode permitir que os atos tradicionais de campanha sejam realizados.
FOTO: Reprodução
Os números na internet passarão para primeiro plano nas estratégias de uma campanha eleitoral, pois será através dela que o candidato vai demonstrar sua relevância entre os eleitores. Quem já tem esse poder de mobilização sairá na frente, e a chave é começar a envolver o usuário na sua estratégia de comunicação. Só assim o candidato deixará de ser mais um na multidão infinita da rede mundial de computadores.
* Com informações da assessoria de imprensa.
Fonte:Gazetaweb