CIDADES DO INTERIOR DO PAÍS TÊM AUMENTO DE 92% NOS CASOS DO NOVO CORONAVÍRUS
Já nos municípios pequenos, com até 20 mil habitantes, o número de contaminações pela doença aumentou seis vezes, no mesmo período, e foi de 2% para 12%.
Para identificar esse cenário, a Fiocruz utilizou dados do IBGE, que mostram o deslocamento das pessoas entre os municípios na busca por serviços de saúde. A falta de hospitais preparados para o tratamento de pacientes com a Covid-19, nas cidades pequenas e médias, é mais um vetor para o avanço da doença no país.
“A gente viu que as pessoas também não respeitam limite de município e de estado na procura de serviços de saúde. Então, não é porque uma cidade não tem casos que ela pode afrouxar o isolamento social. Essas decisões político-administrativas devem ser tomadas em conjunto, pensando não só no limite do município, das cidades. Mas, também como essas cidades se ligam a cidades vizinhas, através dessa rede de saúde”, explicou a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Mônica Magalhães.
Em São Paulo, por exemplo, o aumento de casos da Covid-19, em municípios do interior, está quatro vezes mais rápido do que na região metropolitana do estado. Segundo as autoridades de saúde, somente no Hospital de Campanha do Ibirapuera, na Zona Sul da capital paulista, foram registrados 122 pedidos de internação de pacientes de outras cidades, tanto do interior quanto do litoral de São Paulo.