DestaquePenedo

Prévias carnavalescas seguem até o próximo dia 16 em Penedo

As prévias carnavalescas em Penedo tiveram início no começo de fevereiro, com o Bloco dos Comerciários e a Nata dos Músicos Penedenses. A folia nas ruas da cidade prosseguiu durante a semana, com os desfiles dos blocos Molinho, Boneca Raquel, Ovo da Madrugada e a Lavagem do Senhor do Bonfim, este realizado no domingo, 09, na comunidade remanescente quilombola Oiteiro.

As prévias carnavalescas seguem em Penedo até o próximo dia 16, quando acontecerá o BH Folia, na rua Dr Carlos Martins – mais conhecida por Beco do Hospital – e o desfile do bloco 100 noções, que percorrerá as ruas de Penedo.

No sábado, 15, a partir das 18h será a vez do maior boneco gigante do país, O Galeante, percorrer as principais ruas da histórica cidade de Penedo, sob o comando do artista Tadeu dos Bonecos.

As prévias carnavalescas animam a população penedense e atraem turistas que caem na folia, em ritmo de carnaval. Os eventos contam com apoio da Prefeitura de Penedo, por meio da Seclej- Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esportes e Juventude, e movimentam diversos setores da economia da cidade.

Prévias carnavalescas em Penedo

Ovo da madrugada

Comemorando 12 anos de história do bloco pré-carnavalesco,  Ovo da madrugada levou milhares de pessoas ao Centro Histórico de Penedo. O desfile do bloco ocorreu durante a tarde do último sábado (8).

A folia teve início por volta de meio dia, na Praça Jácome Calheiros, seguindo em direção da Praça 12 de Abril, retornando ao ponto de partida por volta das 17 horas. Para animar os foliões, o bloco contou com a participação de diversas orquestras de frevo, bonecos gigantes e carros pipa para refrescar o calor do verão.

Lavagem do Bomfim

Já no domingo (9) foi a vez do bairro Senhor do Bonfim, popular Oiteiro, ser palco da 4ª edição da Lavagem do Bonfim, uma linda festa em clima de muita paz, com a lavagem da calçada da igreja pelas baianas e  também orquestra de frevos, arrastando milhares de foliões.

O evento começou às 14 horas com a apresentação de capoeira realizada pelo grupo “Mandingueiro”.

Após esse momento, foi a vez da realização de  um ritual  por membros do Candomblé que também percorreram o local da festa pedindo bênçãos. Realizando também a lavagem das escadarias da igreja e do local onde se localiza a imagem do santo protetor do bairro.

Em seguida  foi a vez do frevo tomar conta da festa, com a participação de orquestras  e bonecos gigantes, contando com a presença da população local , visitantes e autoridades, que curtiram a festa até a noite, em clima de total tranquilidade.

Thiago Sobral- Jornalista Decom PMP

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar