Datafolha: 46% dos brasileiros veem piora na economia do país
Pesquisa aponta aumento do pessimismo econômico no Brasil e crescimento no número de pessoas que esperam agravamento da situação nos próximos meses

Levantamento divulgado nesta terça-feira (10) pelo Datafolha mostra que aumentou o número de brasileiros que avaliam negativamente a situação econômica do país. De acordo com a pesquisa, 46% da população acredita que a economia piorou nos últimos meses.
O resultado representa um aumento em relação ao levantamento realizado em dezembro de 2025, quando 41% dos entrevistados tinham essa percepção. Apesar da alta recente, o índice ainda está abaixo do pico registrado em abril do ano passado, quando 55% dos brasileiros avaliavam que o cenário econômico havia se deteriorado.
Os dados também refletem um crescimento no pessimismo em relação ao futuro. Segundo a pesquisa, 35% dos entrevistados acreditam que a economia brasileira deve piorar nos próximos meses. No levantamento anterior, esse percentual era de 21%.
Por outro lado, o número de pessoas que demonstram expectativa positiva caiu significativamente. Em dezembro, 46% acreditavam em melhora do cenário econômico, enquanto agora apenas 30% mantêm essa avaliação otimista.
A pesquisa também analisou as percepções de acordo com a faixa de renda. O pessimismo é maior entre brasileiros que recebem acima de dez salários mínimos, grupo em que 11% demonstram maior preocupação com a economia. Já entre aqueles com renda de até dois salários mínimos, o índice de avaliação negativa chega a 33%.
Outro ponto destacado pelo levantamento é o aumento da insatisfação com a própria situação financeira. Atualmente, 33% dos entrevistados afirmam que sua condição econômica pessoal piorou nos últimos meses. No levantamento anterior, esse percentual era de 26%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de março em 137 municípios do país, com 2.004 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Entre os responsáveis pela condução da política econômica do governo federal está o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Fonte Jornal de Alagoas