Alagoas celebra seus 208 anos de Emancipação Politica

O dia 16 de Setembro celebra a Emancipação Política de Alagoas. Vamos relembrar um pouco desse fato fundamental da nossa história?

No início do século XVI, entre 1535 e 1645, a região onde hoje é nosso estado foi cenário de confrontos entre franceses, holandeses e portugueses pelo domínio da área. Após vários conflitos, em 1706, Alagoas se tornou comarca. Sua emancipação política só aconteceu em 1817, quando foi elevada à condição de capitania. A primeira capital alagoana foi Marechal Deodoro. Já em 1839, a sede do governo foi transferida para Maceió.

Alagoas também é conhecida por ser palco do maior símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil, o Quilombo de Palmares, entre 1630 e 1694. Comandado por Zumbi e Dandara, Palmares chegou a ter população de 30 mil habitantes, lutando por liberdade, distribuídos em várias aldeias, onde produziam produtos da agricultura e comercializavam com povoados vizinhos.

Alagoas tem em suas lagoas a origem de seu nome. Culturalmente, nosso estado possui folguedos populares, turismo paradisíaco e de riquíssimos culinária e artesanato.

Geograficamente, ocupa uma área de 27.848,140 km² e 230km de lindas praias. Formado por 102 municípios, faz limites com Pernambuco, Sergipe, Bahia e Oceano Atlântico.

(Fontes: cidades.ibge.gov.br/brasil/al/historico, gabinetecivil.al.gov.br/alagoas e infoescola.com).

Sair da versão mobile