No final do mês passado, o Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com a TV Pajuçara/TV Record, divulgou sondagem de eleição de votos realizada em 55 dos 102 municípios de Alagoas, entre 26 e 29 de agosto de 2026, para governo do Estado e Senado Federal, registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número AL-03316/2026.
Naquela pesquisa, JHC (PSDB) tinha 47,2% de intenções de voto, com Renan Filho (MDB) em segundo, com 41,3%, seguidos de Lenilda Luna (UP), com 1,0%, e Márcio Jambo (Democrata), com 0,4% – 5,6% dos eleitores pesquisados revelavam que não votariam em nenhum dos candidatos e 4,6% não opinaram.
Governador
Nesta segunda-feira, 21 de setembro, nova pesquisa do Intituto Paraná encomendada por TV Pajuçara/TV Record, em levantamento realizado entre 18 e 20 de setembro, indica JHC (PSDB) com 48,6% das intenções de voto para o Governo do Estado, em cenário estimulado (quando os nomes dos concorrentes são apresentados ao eleitor), e Renan Calheiros Filho (MDB) em segundo, com 41,6%.
A vantagem de JHC sobre Renan Filho, no contexto atual, se consolida em 7 pontos, a menos duas semanas da eleição.
Lenilda Luna (UP) e Márcio Jambo (Democrata) surgem empatados, com 0,6%, enquanto 4,8% dos entrevistados dizem que não votariam em nenhum dos candidatos ao governo e 3,6% não souberam ou não quiseram opinar.
Pela diminuição do número de indecisos da pesquisa anunciada nesta segunda-feira, em relação à pesquisa anterior, do final de agosto, dá para se avaliar que, pelos novos dados, JHC consolida sua vantagem sobre Renan Filho em momento importante da campanha, já que estamos a menos de 15 dias da data da eleição e isso é um sintoma de crescimento da sua candidatura na reta final.
Fonte TNH1 C/ Coluna Contextualizando P/ Flávio Gomes de Barros
