Morre Xameguinho, ícone do forró e mestre da sanfona, aos 62 anos

Ao longo de sua trajetória, contribuiu com a obra de artistas como Geraldo Cardoso, Mestre Zinho, Kara Veia e Mano Walter

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (30), aos 62 anos, o cantor, compositor e sanfoneiro alagoano Sebastião José Ferreira, mais conhecido como Xameguinho. O artista passou mal por volta das 5h, em sua residência no bairro Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, após sofrer um AVC.

Natural do município de Atalaia (AL), Xameguinho era uma referência do forró pé-de-serra e da música nordestina. Com mais de 50 anos de carreira — iniciada ainda na infância, aos 12 anos —, conquistou o respeito de colegas músicos e o carinho do público pela habilidade com a sanfona e pela versatilidade como arranjador e compositor.

Ao longo de sua trajetória, contribuiu com a obra de artistas como Geraldo Cardoso, Mestre Zinho, Kara Veia e Mano Walter, imprimindo sua identidade sonora em diversos estilos musicais. Seu talento atravessou fronteiras: Xameguinho levou o autêntico forró nordestino para plateias da Alemanha, França, Itália, Bélgica e Suíça, em turnês pela Europa que reforçaram seu prestígio internacional.

Considerado um mestre por muitos sanfoneiros mais jovens, Xameguinho deixa um legado importante para a cultura popular nordestina e para a música brasileira. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento do artista.

Fonte Informa Alagoas C/ Roberto Lopes

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo