Maternidade Nossa Senhora da Guia recebe visita do Deputado Leonam Pinheiro
Durante visita à maternidade, Deputado Leonam reforça apoio à continuidade do atendimento humanizado

O deputado estadual, Delegado Leonam Pinheiro, visitou a maternidade da Santa Casa Nossa Senhora da Guia, na manhã da última segunda-feira (23). O parlamentar foi conferir de perto as instalações e o atendimento ofertado às gestantes após a reabertura das atividades na unidade no último dia 6.
O deputado estadual, Delegado Leonam Pinheiro, visitou a maternidade da Santa Casa Nossa Senhora da Guia, na manhã da última segunda-feira (23). O parlamentar foi conferir de perto as instalações e o atendimento ofertado às gestantes após a reabertura das atividades na unidade no último dia 6.
A maternidade da Nossa Senhora da Guia desempenha, há anos, um trabalho fundamental, não só para as mães gestantes, que têm a oportunidade de gerar seus filhos e filhas, mas também para todo o Estado de Alagoas, que, infelizmente, no que tange ao governo de Alagoas, ainda é carente e deficitária. A Maternidade Nossa Senhora da Guia, através da Santa Casa de Maceió, realiza esse trabalho suplementar”, disse Delegado Leonam.
Ainda segundo o parlamentar, enquanto deputado estadual, fará questão de destinar emendas para que esse trabalho seja contínuo e perene. “É preciso que esse serviço continue agradando as mães que só relatam positivamente a forma como são atendidas. E é isso que nós, como parlamentares, iremos continuar fazendo: incentivando e apoiando aqueles que abraçam os alagoanos”, reforçou o deputado.
Reaberta após um período de 15 dias devido a falta de regularização de pendências financeiras do governo do Estado, frutos do incentivo PROMATER, desde setembro de 2022, a maternidade voltou a funcionar após entendimentos entre a Santa Casa de Misericórdia de Maceió e a Prefeitura da capital.
Exclusiva para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital contabiliza mais de 79 mil partos realizados em 16 anos. Só em 2024, a maternidade registrou uma média de 360 procedimentos obstétricos mensais, sendo, atualmente, responsável por cerca de 27% dos partos de Maceió, o que a consolida como referência em atendimento obstétrico humanizado e seguro. Entre os principais serviços oferecidos estão a urgência obstétrica e as internações cirúrgicas eletivas.
De acordo com a gestora administrativa da unidade, Isabelle Oliveira, a maternidade tem um papel essencial na rede pública de saúde. “Desde sua fundação, ela tem como objetivo atender a população com foco em uma atenção qualificada e respeitosa à saúde da mulher e da criança. Para tanto, investe continuamente na qualificação das equipes e na melhoria dos processos assistenciais”, destacou.
AÇÕES – Desde 2010, a unidade promove ações voltadas ao parto normal, ao direito do acompanhante e ao estímulo à amamentação. Em 2013, a Maternidade Santa Casa Nossa Senhora da Guia recebeu o selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), conferido pelo Unicef. Já em 2016, a unidade passou por uma nova habilitação conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluem o Livre Acesso ao Pai e o Cuidado Amigo da Mulher.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
Fonte g1/AL