Com Goleada na Câmara, congresso derrota Lula e derruba aumento do IOF .

Decreto do governo Lula aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras

Assim como a Câmara dos Deputados, também o Senado Federal decidiu pela derrubada, nesta quarta-feira (25), decreto de Lula que aumentava a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Na Câmara, a goleada foi impressionante: 383 votos a 98. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, colocou a mesmo mesmo projeto de decreto legislativo e o aprovou logo na sequência, em votação simbólica.

Foram derrubados três decretos de Lula (PT) que aumentavam o IOF, confirmando a decisão da Câmara. Na tentativa de chantagear o Congresso, o governo alegou que a revocação do decreto, considerado ilegal, “forçará” a ampliação do bloqueio de gastos no Orçamento de 2025, a fim de evitar o descumprimento da meta fiscal.

O governo petista alegou também que o aumento do IOF e outras medidas de aumento de carga tributária teria o objetivo de alcançar a meta de déficit zero, mas não hesitou em liberar emendas parlamentares no valor de mais de R$ 1,7 bilhão, na tentativa de “convencer” deputados e senadores a não derrubar o decreto de Lula.

Fonte Diário do Poder

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo