Presidente da Comissão Eleitoral da OAB explica processo de votação para escolha da chapa vencedora
Advogados sem pendências financeiras poderão votar nesta terça-feira (19), das 08 às 17 horas
(OAB/AL), Luciano Guimarães, explicou que a votação será realizada pela primeira vez no formato on-line, para escolher a chapa que comandará o órgão nos próximos 2 anos, em entrevista ao Programa Na mira da Notícia, na noite desta segunda-feira (18).
O responsável pela organização das eleições também destacou que todos os advogados que não tenham pendências financeiras com o órgão, até o ano de 2023, estão aptos a votar nas eleições, nesta terça-feira (19), das 08 às 17 horas.
Segundo o entrevistado, quase 11 mil advogados poderão participar do processo eleitoral por meio do site Webvoto, que foi testado com sucesso em uma simulação realizada no dia 07 de novembro, com todas as chapas.
O convidado ainda revelou na entrevista que a OAB disponibilizou um passo a passo de como votar nas eleições, com instruções de atualização dos dados pessoais.
Além do site, os advogados também poderão votar por meio do Token e presencialmente, em uma das sedes do órgão, no estado de Alagoas.
Confira o processo
Por meio de um tablet, um celular ou um computador, os advogados e advogadas de Alagoas poderão participar das eleições remotamente. O processo de votação online acontecerá por meio de um sistema intuitivo, rápido e prático, facilitando e garantindo uma maior participação de todos os membros da classe.
Para iniciar o procedimento de votação, no dia das eleições, os advogados e advogadas deverão acessar o endereço eleicoesoabal.com.br e clicar na aba “Votar”.
Em seguida, basta se identificar com o CPF no campo designado. Feito isso, a advocacia poderá escolher entre algumas formas de autenticação disponíveis, sendo elas: certificado digital, entrar com o certificado em nuvem ou receber o código de acesso por e-mail, ou SMS.
Caso a opção escolhida seja a certificação digital, aparecerá uma tela listando os certificados digitais. O advogado deverá escolher um deles e clicar em “Ok”. Após a validação do certificado, o profissional será direcionado à cédula de voto.
Caso a advocacia opte por receber o código de acesso por e-mail ou SMS, basta escolher em qual dos contatos quer que chegue o código. O próximo passo é inserir a combinação de 6 dígitos no campo solicitado. Em seguida, o advogado terá uma segunda etapa de autenticação, que será o código de segurança da carteira da OAB. Após a validação, ele será designado à cédula do voto.
Na página do voto, os eleitores poderão visualizar mais detalhes e informações sobre cada chapa. O voto só será computado depois que o eleitor fizer sua escolha e apertar no botão de confirmação. Após o procedimento, o comprovante de voto aparecerá na tela e ficará disponível para impressão.
Fonte 7 segundos