FPI do Rio São Francisco utiliza barco-escola durante atividades com estudantes em Penedo
No percurso, a embarcação fez uma parada para que os alunos pudessem fazer o plantio de plantas nativas
Com apoio da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), a aula de campo foi realizada nesta quarta-feira, 20 de novembro.
De acordo com divulgação da FPI, os estudantes que participaram da ação iniciada no barco-escola são membros dos Clubes de Desbravadores Oreon e Gigantes da Mata.
Durante o percurso, a embarcação fez uma parada na margem do Rio São Francisco, nas imediações da Rocheira de Penedo, para o plantio de espécies de plantas nativas.
“Trazer esses alunos de escolas públicas é importante também para torná-los multiplicadores. Mas não fazemos isso apenas na FPI, fazemos durante o ano todo, essa iniciativa é permanente. O Rio São Francisco vem sendo degradado há muito tempo, é desmatamento da mata ciliar, é lançamento de esgoto. Por outro lado, as comunidades estão muito mais conscientes de que dependem do rio para sobreviver”, afirma o superintendente de Preservação Ambiental do IMA e coordenador da equipe de Educação Ambiental da FPI, Pedro Normande.
A equipe de Educação Ambiental da FPI do Rio São Francisco é composta pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e, na atividade desta quarta, 20, contou com apoio da Marinha do Brasil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Penedo.
Fonte assessoria