O mês de setembro reacende os tempos de glória, em Penedo (AL). Há 140 anos, a cidade recebia, em festa, a inauguração do primeiro edifício construído para abrigar um teatro no Estado de Alagoas, batizado Theatro Sete de Setembro. Esta majestosa e imperial casa de espetáculo, considerada a mais bonita e antiga do nosso estado celebra neste dia 7 de Setembro mais um aniversário.
Pérola do São Francisco
Marco da arquitetura civil da cidade, o Theatro Sete de Setembro traduz toda a vivência penedense da cultura e seu gosto pelas artes. A valorização desse espaço e equipamento cultural por meio da atual intervenção apoia ainda as iniciativas relacionadas ao projeto Penedo Centro de Convenções, que coloca a cidade como polo de turismo na região.
Desenvolvida às margens do São Francisco, Penedo possui um centro histórico de grande importância, com alguns relevantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste, além de ricos exemplares da arquitetura civil moderna, rendendo à cidade o tombamento de seu conjunto histórico e paisagístico pelo Iphan, em 1996. Foi uma das selecionadas para receber os investimentos do PAC Cidades Históricas, que já entregou quatro outras obras de restauração: o Casarão do Montepio dos Artistas, o Círculo Operário – Escola de Santeiros, o Casarão da Biblioteca de Penedo, e os Galpões da orla do rio, entregues no último mês, onde estão sendo implantadas a Escola Náutica, Oficina e Marina Pública. Desse modo, com a conclusão do Theatro, a cidade já soma mais de R$8,7 milhões já investidos pelo Programa.
Por redação C/ IPHAN
