PF orienta a população alagoana para denunciar crimes eleitorais e reforça a necessidade de apresentar provas
Em nota publicada na tarde desta terça-feira (03), a Polícia Federal (PF), de Alagoas, orientou a sociedade alagoana quanto a queixa e a denúncia de crimes eleitorais, realizados nesse período do ano, em que se aproxima as eleições para vereador e prefeito, em 2024.
A PF reforçou a população, o compromisso ao combate dos crimes eleitorais, a divulgação de fake news e que ao registrar uma denúncia, os cidadãos devem apresentar provas de que os relatos de fato aconteceram, como imagens, vídeos, áudios, documentos, testemunhas, etc.
Confira a nota da PF na íntegra:
Polícia Federal reforça compromisso com o combate aos crimes eleitorais em Alagoas
A Polícia Federal reforça o seu compromisso no combate aos crimes eleitorais e divulgação de fake news. A Polícia Federal informa que todas as notícias de crime registradas no órgão estão sendo tratadas com a devida seriedade. Procedimentos criminais são instaurados sempre que há justa causa ou elementos mínimos de informação que permitam o início da persecução penal.
Para garantir a eficácia das investigações, solicitamos aos cidadãos que, ao registrar uma denúncia, os cidadãos apresentem fatos específicos, munidos de documentos que reforcem a existência dos fatos relatos. Esses documentos podem incluir vídeos, fotos, indicação de testemunhas, áudios ou qualquer outro material que possa auxiliar na devida investigação criminal.
As denúncias podem ser realizadas pelos seguintes canais:
— Site: Comunicação de Crimes (https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes)
— Plantão Telefônico: 3216-6767 ou 6700
É importante alertar que a comunicação falsa de crime é considerada um delito grave.
Conforme previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro, provocar a ação de autoridade comunicando a ocorrência de crime ou contravenção que sabe não ter ocorrido pode resultar em pena de detenção de um a seis meses, ou multa.
Art. 340 — Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:
Pena — detenção, de um a seis meses, ou multa.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a manutenção da ordem e legalidade durante o processo eleitoral, garantindo a apuração rigorosa de qualquer irregularidade. Contamos com a colaboração da população para a realização de eleições seguras e transparentes.
Fonte cadaminuto