Circuito Penedo de Cinema promove sessões gratuitas de cinema livre
Projeto Cine Educação é destinado a estudantes de toda a rede de ensino infantil, fundamental e médio da região de Penedo
O Circuito Penedo de Cinema irá promover sessões gratuitas de cinema livre para estudantes do ensino infantil, fundamental e médio da região de Penedo (AL) a partir de 1º de outubro. As sessões fazem parte do “Cine Educação: Programa de Formação de Público”, uma ação conjunta com o Laboratório Escola de Cinema da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) como forma de aquecer o público para o Circuito, que será realizado de 25 de novembro a 1º de dezembro.
Ao todo serão realizadas 26 sessões no período de 1º de outubro a 14 de novembro no Cine Penedo, que foi reinaugurado em 2023. Para participar é simples: basta que um educador de cada escola preencha o seguinte formulário. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail lab.escoladecinema@gmail.com.
De acordo com Sérgio Onofre, coordenador do Circuito, o objetivo do “Cine Educação” é estimular as crianças e os jovens a frequentarem o cinema cada vez mais. “A ação faz parte da nossa política de formação de público. Quanto mais essas crianças forem ao cinema, maior será o desejo de voltar. Maior será a vontade de rever os filmes, de ver novos filmes. E a gente espera que as crianças cresçam com esse desejo”, disse ele.
Nas edições passadas, a articulação com as escolas já ocorriam nas semanas anteriores ao evento, com sessões promovidas dentro do ambiente escolar. Neste ano, com o retorno do funcionamento do Cine Penedo, o Circuito passa a realizar a ação em um local com estrutura adequada, para que os estudantes possam vivenciar uma melhor experiência.
Sobre o evento
O Circuito Penedo de Cinema é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, o evento conta ainda com patrocínio do Sebrae Alagoas, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), da Prefeitura de Penedo e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Por redação C/ assessoria