mento cooperativista, dentre a grade ofertada pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL). Os jovens Anderson Santos, Daniel Ferreira (Jovem Coop Aprendiz), Ana Luiza Salgueiro (Jovem Coop Aprendiz), Elâine Severo (PecSol), Jéssica Firmino (PecSol), Fernanda Santos (Projeto Mulher) e Ketily Santos (PecSol) concluíram o curso, recebendo a certificação das mãos do governador Paulo Dantas durante solenidade realizada na segunda-feira,8, no Palácio República dos Palmares.
Com a habilitação, os novos profissionais – que são todos filhos de agricultores e rizicultores do município de Igreja Nova- estão credenciados a gerir cooperativas, concederem aulas escolares e a atuarem no marketing, além trabalhar na governança e no desenvolvimento financeiro das comunidades. Os educandos também poderão prestar consultorias no processo de criação de cooperativas e associações.
De acordo com o Anderson Santos, a formação trará novas oportunidades também para todas as famílias de agricultores que atuam no distrito Boacica onde se concentra a produção da cooperativa.
“Somos todos filhos e parentes de agricultores, com a visão de desenvolvimento para agricultura familiar por meio do cooperativismo. O nosso objetivo é ajudar a nossa comunidade, trazendo mais conhecimento e habilidades para a produção e gerência da Coobapi. Estamos felizes por alcançar mais uma vitória para a juventude e por poder conduzir atribuições como a administrações de processos, controle e participação da cooperativa nas chamadas públicas, além da disseminação do cooperativismo nos espaços públicos e privados”, explicou Anderson Santos.
O presidente da Coobapi, Roberto Moura, destacou o papel inovador do curso para o empoderamento do agricultor.
“Nossos agricultores terão à disposição agentes de cooperativismo prontos para prestar o devido auxílio nas comunidades. São ganhos que a Coobapi traz para somar, visando o estímulo da juventude e para fortalecer o trabalho que é feito no campo, trazendo mais segurança jurídica, contábil, financeira e mais oportunidades de conexões e parcerias construídas por meio da intercooperação, por exemplo”, destacou Roberto Moura, presidente da Coobapi.