Deputado Delegado Leonam preside audiência que debateu a mortandade de peixes no rio Santo Antônio

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 6, uma audiência pública para debater a mortandade dos peixes no rio Santo Antônio, localizado no município de Barra de Santo de Antônio. A reunião, convocada pelo presidente da Comissão, deputado Delegado Leonam (União Brasil), contou com as presenças de representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Prefeitura da Barra de Santo Antônio, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Colônia de Pesca da Barra de Santo Antônio e da Usina Santo Antônio.

No último dia 24 de outubro centenas de peixes foram encontrados mortos no rio Santo Antônio. Pescadores disseram à imprensa que todos os anos acontece a mesma coisa e os animais aparecem mortos na foz. Em 2020 foi registrada a morte de pelo menos meia tonelada de peixes de cinco espécies diferentes. Eles se espalharam em três quilômetros de praia na Ilha da Crôa. Um levantamento feito pela UFAL aponta a presença de agrotóxicos no local, que podem causar efeitos irreversíveis a todo o bioma da região.

O deputado Leonam destacou que a Comissão convocou essa audiência porque deseja investigar o que vem acontecendo no rio Santo Antônio e, consequentemente, buscar as punições devidas para os culpados. “A Comissão tem o interesse de apurar a responsabilidade cível e criminal de todos os entes envolvidos nesta mortandade de peixes que acontece ano após ano. É muito triste, já que envolve não só a vida dos animais mortos, mas também o desequilíbrio do ecossistema e prejudica a população ribeirinha, que vive da pesca e do comércio do pescado”, afirmou.

Leonam disse ainda que depois de ouvir os depoimentos dos envolvidos a Comissão irá preparar um relatório e encaminhar para as autoridades competentes. “A exemplo da Delegacia Estadual de Crimes Ambientais e a Polícia Federal, já que estamos falando aqui de um possível crime ambiental de gravíssimas proporções.”, destacou.

Fonte Politicando

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo