O padre Vanderley da Silva Costa foi empossado canonicamente na noite desta sexta-feira(13), como novo pároco da mais jovem Paróquia de Penedo a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora na Comunidade de Vila Matias. O ato religioso se deu em missa solene com rito de posse canônica, presidida pelo Bispo Dom Valdemir Ferreira e concelebrada por alguns padres da diocese, e a presença de centenas de paroquianos inclusive de outras Paróquias por onde o sacerdote passou. Padre Vanderley assume a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora após passar 8 meses na Paróquia de São José em Luziápolis. Ele substitui Padre Manoel Sabino. A celebração foi transmitida pela equipe paroquial da Pastoral da Comunicação local ( Pascom), e o Site Diário Penedense.
Rito de Posse – Após a saudação inicial, o bispo dom Valdemir Ferreira, pediu ao Padre Menete Severiano que fizesse a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o padre Vanderley fez a profissão de fé diante do nosso pastor maior e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra, a aclamação e a proclamação do Evangelho. Depois da homilia, o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora renovou as promessas sacerdotais dizendo que o principal papel do padre é anunciar a palavra de Deus junto a comunidade religiosa que lhe acolheu . Na sequência, o padre Vanderley prestou o juramento de fidelidade e o bispo Dom Valdemir o declarou empossado.
Em um dos grandes e bonitos momentos da homilia Dom Valdemir fez recordar alguns pilares importantes e essenciais a serem valorizados e preservados na missão do pároco junto a comunidade paroquial. O bispo destacou as obrigações da missão do pároco, entre elas, o dever de ensinar (pregar a Palavra de Deus).
Antes do encerramento do rito religioso de posse, a comunidade católica da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora dirigiu mensagem de acolhida ao novo pároco: “ A nossa paróquia hoje está em festa pela posse do novo pároco, o padre Vanderley. Seja bem-vindo padre ao nosso meio, a nossa paróquia. Damos graças a Deus que o escolheu e o ungiu e agora enviou para conduzir esta paróquia. Em sua fala Padre Vanderlei com com muita alegria agradeceu a linda acolhida dizendo: “estamos aqui meus irmãos e irmãs em sinal de comunhão e compromisso de caminharmos juntos para que a chama da fé e o amor que gera vida jamais desapareça nessa paróquia, que não nos falte coragem para os trabalhos. Vamos trabalhar juntos com fé e coragem em prol dessa comunidade, concluiu Padre Vanderley.
Por Geraldo José