Maria Bethânia dos Santos Leite, das Baianas Praieiras de Coruripe é certificada como mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas

Maria Bethânia dos Santos Leite, das Baianas Praieiras de Coruripe foi certificada como mestra e guardiã do Patrimônio Vivo de Alagoas. A cerimônia de diplomação ocorreu na quarta-feira (23), no Mercado das Artes 31, no bairro de Jaraguá, em Maceió, em um evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Esse título chega com um significado muito importante na minha vida, estou assumindo o lugar que minha mãe deixou. Me comprometo a transmitir os ensinamentos dela da mesma maneira que ela os transmitiu para mim, e que eu passei para minha filha, que agora ela compartilha com minha neta”, disse, emocionada, a Mestra Bethânia, cuja paixão foi herdada de sua mãe falecida, a Mestra Maria do Padeiro. Foi essa última que ergueu os alicerces do grupo Baianas Praieiras de Coruripe, deixando um legado que continua a se desdobrar através das gerações.
Entre os presentes na solenidade estavam o secretário Executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa, Milton Muniz; a superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural, Perolina Lyra; a superintendente de Políticas Culturais, Janinne Miranda; a superintendente de Cooperativismo Associativismo e Economia Solidária, Maria Carolina Gurgel; a secretária executiva de Gestão Interna da Secretaria de Governo (Segov), Adely Meireles; o presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), Ivan Barsan; o presidente da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte); além da secretária de Comunicação do município de Coruripe, Izabelle Targino; e o prefeito de Boca da Mata, Bruno Feijó.
Fonte SECULT C/Daniel Borges