A Lei 12.696 de 2012 unificou a data das eleições para Conselheiro Tutelar em todo o território nacional. A partir dessa lei de 2012 tem-se então essa unificação e a cada quatro anos, no ano depois da eleição presidencial, temos a eleição para Conselho Tutelar.
Em 2023, a eleição para Conselho Tutelar será em 01 de outubro, e Piaçabuçu já está nos preparativos iniciais para esse momento.
No dia de ontem, 13 de abril, foi realizada uma reunião que nomeou a comissão organizadora, que ficou dessa forma:
- Presidente: Stephany Kelle Costa (represente do governo)
- Vice-presidente: Rita de Cássia da Silva Souza (representante do governo)
- Secretária: Aneully do Carmo de Souza (representante da Coopaíba)
- Vice-Secretária: Emmily Kriciany dos Santos Barbosa (representante da Igreja Católica)Esta comissão organiza todo o processo, junto com a Secretaria de Assistência que dá todo o suporte preciso para que tudo ocorra devido aos conformes.É importante salientar que os representantes não são escolhidos aleatoriamente, mas, sim, pertencentes ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
“Existe um prazo de aproximadamente dez meses para preparar essa eleição. Parece muito tempo, mas não é. Tanto pelo trabalho técnico de organizar a eleição, quanto pela necessidade de mobilização política que envolve esse processo”, explicou a presidente da comissão Stephany Kelle Costa.
O edital será lançado no próximo dia 20, e as inscrições estarão abertas no período dos dias 20 de abril a 15 de maio.