Eleitores podem solicitar voto em trânsito até o dia 18 de agosto

Até o dia 18 de agosto, o eleitor pode solicitar o voto em trânsito para o primeiro, segundo ou ambos os turnos das eleições deste ano. O voto em trânsito acontece quando o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação. As Eleições 2022 acontecem no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, se houver segundo turno.

Como o voto em trânsito pode acontecer apenas nas capitais e em municípios com mais de cem mil eleitoras e eleitores, em Alagoas só Maceió e Arapiraca possuirão seções para esta modalidade.

Presencial

Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos em atendimento presencial, já que não há a opção de solicitação pela internet. O voto em trânsito é permitido para todos os cargos em disputa neste ano – Presidência, Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Entretanto, quando a pessoa estiver fora do seu Estado ou for inscrita fora do País, o voto em trânsito vale apenas para a Presidência.

Solicitação

Para fazer a solicitação, o eleitor deve indicar o município em que pretende votar no dia das eleições – em Alagoas, apenas Maceió e Arapiraca. Também é possível alterar ou cancelar a habilitação. O voto em trânsito é possível apenas nas eleições gerais, como as deste ano, que elege representantes estaduais e federais.

A habilitação para votar em trânsito pode ser feita em qualquer cartório eleitoral, apresentando documento oficial com foto.

Por Assembléia Legislativa de Alagoas

 

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo