Após 110 dias suspenso, Lucas Guimarães recupera conta no Instagram

Os fãs de Lucas Guimarães podem comemorar. Após cinco meses de suspensão, o perfil do influenciador, que conta com mais de 8 milhões de seguidores, foi reativado na última quinta-feira (5/5) posteriormente à ação judicial. A coluna LeoDias conversou com Lucas e o advogado dele e traz detalhes deste retorno às redes.

 

 

Guimarães conta que estava sem acesso à sua conta oficial no Instagram desde o dia 21 de dezembro de 2021 e apesar de muitos registros pedindo sua volta, ele só conseguiu retornar após ter uma assessoria jurídica, que resgatou sua perfil em apenas 6 dias. “Todo mundo perguntando o que tinha acontecido, aí esse advogado me ajudou a voltar, ele resgatou minha conta em 6 dias. O Instagram dizia que tinham várias notificações de pessoas que me amavam e de fã clubes, mas não brigava judicialmente pelo meu perfil, o Instagram dava a entender que eu não precisava mais da conta.”, relatou Lucas.

 

Especialista em Crimes Virtuais e Cibernéticos, Leonardo Britto, foi o representante do influenciador na ação para recuperar a conta. Ele conta que o perfil foi retirado da plataforma sem notificação prévia, nem justificativa plausível e causou um impacto emocional muito grande no criador de conteúdo. “O perfil não infringiu nenhuma das diretrizes do Instagram e a plataforma não enviou nenhuma notificação. A suspensão foi feita no dia do aniversário de Lucas, a festa estava toda organizada e os seguidores na expectativa de acompanhar os detalhes”, explica o especialista.

 

 

O processo de reativação tem algumas etapas e o tempo de resolução pode variar de acordo com cada caso, Britto explica que são duas etapas principais: a notificação judicial e, em caso da resolução não ser efetuada no tempo estabelecido, o processo segue para a ação judicial. “No caso do Lucas Guimarães tivemos o atendimento devido através do suporte da plataforma e não precisamos acionar o Instagram através de ação judicial, pois a notificação já viabilizou a reativação com agilidade e sem maiores danos”, explicou o advogado.

Apesar dos prejuízos emocionais e financeiros, a reativação da conta era o maior interesse do influenciador. Ele contou para esta coluna que chegou a perder mais de R$1 milhão em publicidades por não conseguir usar seu perfil oficial nas redes. “Eu perdi muitos contratos (…) deixei de faturar mais de R$ 1 milhão, porque os patrocinadores de contrato grandes só queriam o outro perfil. Então, foi um momento muito delicado pra mim.” Ele ainda acrescenta: “Por mais que nesse outro os stories batessem mais de 3 milhões de pessoas acompanhando, (…) tem patrocinador que quer saber do número, né? Não é só do engajamento, quer saber do número e do engajamento e daí eu perdi muitos contratos por causa disso.”, afirmou o influenciador.

 

 

Agora, Lucas quer voltar a dividir seu trabalho no Instagram e está animado para produzir conteúdo para as redes.” Eu tô muito feliz, em êxtase. Preciso muito dele (Instagram) para trabalhar, realizar os meus sonhos, os sonhos da minha família e os sonhos de quem Deus manda. As pessoas podem achar isso fútil, mas é a minha renda de trabalho (…) Eu faço o que mais amo na vida, que é me comunicar diariamente com as pessoas. Vou voltar a fazer os meus quadros de dança, de cozinha, de música, de tudo.”, finalizou.

Fonte: Metrópolis

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo