Fevereiro de 2022 será o mais quente da história?

Uma mensagem que circula em grupos do Telegram diz que o próximo mês de fevereiro será o mais quente de todos os tempos, com termômetros marcando mais de 40°C no Brasil inteiro.

De acordo com a mensagem, a informação seria do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de “institutos do Chile”. O autor da mensagem ainda chama a atenção para a necessidade de adoção de cuidados especiais com crianças e idosos, que devem ser protegidos do sol intenso, para evitar insolação e desidratação.

A mensagem traz ainda mais previsões catastróficas: “Não há previsão para um dia sequer de chuva” e “a defesa civil também prevê desabastecimento de água e energia”. A causa deste calor anormal seria o fenômeno do equinócio. “Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do Equador”, diz a mensagem.

A repercussão da mensagem fez o Inmet, que seria uma das fontes da informação, se pronunciar oficialmente. Em sua conta no Twitter, o órgão compartilhou uma nota na terça-feira (25): “O Inmet esclarece que é FALSO o texto veiculado nas redes sociais sobre uma previsão de forte onda de calor no mês de fevereiro”.

Ainda segundo a nota, “a informação não possui nenhum fundamento técnico científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática”. Veja o tuíte abaixo.

Do R7

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo