Vídeo: Cosems Alagoas elogia ações da Secretaria de Saúde de Penedo

Presidente Rodrigo Buarque destaca trabalho que prioriza segurança e saúde  

Penedo é polo importante da região ribeirinha de Alagoas e de Sergipe, destino de milhares de pessoas que buscam serviços públicos e particulares indisponíveis ou ineficientes em municípios situados no Baixo São Francisco.

A condição histórica e atual obrigou o governo Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes a adotar medidas para reduzir a propagação do Novo Coronavírus, ações que se mostram eficientes.

Penedo tem a menor taxa de ocorrência de Covid-19 entre os municípios alagoanos com mais de 60 habitantes e, entre todas as cidades de grande porte do estado, somente Delmiro Gouveia está em condição mais favorável, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Saúde e Segurança

“Mesmo em um momento de pandemia e as dificuldades que estamos vivendo em todo o Brasil, têm cidades alagoanas, como Penedo, que estão priorizando a segurança e a saúde pública”, afirma o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, Rodrigo Buarque de Lima.

A declaração consta em vídeo produzido pelo COSEMS que destaca o controle feito nas barreiras sanitárias de Penedo.

Funcionando em tempo integral, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) trabalham como apoio da Guarda Municipal, SMTT e Polícia Militar.

Passados mais de dois meses da efetivação do estado de emergência e das medidas de restrição, Alagoas alcança neste domingo, 31 de maio, mais de dez mil casos confirmados de Covid-19 e 443 óbitos.

Do total atualizado hoje, duas mortes foram de pessoas residentes em Penedo que contabiliza 34 casos confirmados da doença até este último dia do quinto mês de 2020.

Desafio grande

“O desafio em Penedo é muito grande, são três barreiras sanitárias e não se proíbe o direito de ir e vir, mas existem regras devido aos decretos estadual e municipal, priorizando a vida do cidadão penedense, e nós pudemos presenciar isso”, destaca Rodrigo Buarque no vídeo.

Marcos Beltrão, gestor da SEMS Penedo, comenta o número expressivo de pessoas que diariamente são analisadas nas barreiras, agradecendo o apoio da Marinha e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em seu depoimento.

Sobre o trabalho do COSEMS, Marcos Beltrão ressalta a interlocução do Conselho entre municípios e demais esferas de governo, missão que otimiza e unifica os apelos das secretarias municipais.

Secretário Municipal de Saúde de Penedo, Marcos Beltrão

Ele também frisou que a visita do Presidente de Cosems Alagoas oportuniza a divulgação do que Penedo faz para combater a Covid-19 e os investimentos da administração municipal no setor, assim como proporcionou receber informações mais detalhadas sobre iniciativas desenvolvidas em outras cidades do estado.

O vídeo institucional tem ainda a participação de Jailene Ferreira (assessoria PMP), do vereador Rogério dos Peixoto, Ana Lúcia (técnica em enfermagem) e do coordenador das barreias sanitárias, Maciel Oliveira.

Por Fernando Vinícius – Jornalista Decom AL

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo