Vereador propõe ônibus de graça para eleitores de Maceió no dia 7 de outubro

Doze anos após a aprovação, em 2006, na Câmara Municipal de Maceió (CMM) de um Projeto de Lei, de autoria do então vereador Paulo Corintho, garantindo gratuidade na passagem de ônibus em Maceió nos dias de eleições, na sessão desta quarta-feira (06), a ideia ressurgiu por parte do vereador Samyr Malta (PSDC).

 

Da tribuna da Casa, Malta afirmou que pretende conversar com o prefeito de Maceió e apresentar, na próxima terça-feira (12), um projeto de lei isentando os eleitores do pagamento da tarifa de ônibus urbano no dia da eleição, como forma de minimizar a abstenção.

 

Para justificar a proposta, ele citou o alto índice (43,54%) de votos brancos, nulos e abstenções no primeiro turno da eleição suplementar para governador do Tocantins. Frisando que entende a decepção da população, o vereador defendeu que não ir às urnas não é a melhor saída e é ruim para a democracia.

 

Malta lembrou ainda que muitas pessoas deixam de votar porque moram longe de suas seções eleitorais e têm dinheiro para pagar o ônibus e defendeu que, caso o projeto seja aprovado e sancionado, “quem não quiser votar não terá essa desculpa”.

 

Em apartes, José Márcio Filho parabenizou o colega e Silvio Camelo (PV) lembrou do PL de autoria de Paulo Corintho aprovado na Casa.

 

“Parece que foi vetado, mas agora o prefeito é outro e pode ser diferente… Um dia só não haverá tanto impacto para as empresas de ônibus”, analisou Camelo, acrescentando que a estimativa para o pleito de outubro deste ano é uma média de 40% de abstenções, brancos e nulos no país, tornando urgente a discussão sobre o assunto.

cadaminuto

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com