Vejas as regras que os eleitores devem seguir na hora de votar

Os eleitores que irão às urnas no próximo domingo (15) devem seguir uma série de medidas sanitárias impostas em razão da pandemia da Covid-19. Para esclarecer a população, a TV Cidadã preparou uma reportagem explicando tudo que o cidadão precisa saber para votar tranquilamente.

Uma mudança importante no pleito deste ano é a suspensão do uso da biometria. Por este motivo os eleitores devem levar um documento oficial com foto para a seção eleitoral. Os eleitores ou mesários que estiverem com febre ou que tenham testado positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão permanecer em casa. No caso dos eleitores, é possível justificar a falta por esse motivo. Já os mesários precisam comunicar o fato imediatamente à sua zona eleitoral, para que seja escalado um substituto.

 

ORIENTAÇÕES ELEIÇÃO 2020- TV CIDADÃ

Regras que devem ser seguidas durante a a eleição 2020

 

O horário preferencial para as pessoas do chamado grupo de risco para a Covid-19, como os idosos, será das 7h às 10h. Ninguém será proibido de votar nesse horário, mas o ideal é que, se possível, quem não for do grupo de risco nem estiver entre as prioridades legais compareça em outro momento, lembrando que o funcionamento das seções se dará das 7h às 17h.

Além da máscara, é recomendado ao eleitor levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação. A Justiça Eleitoral sugere ainda que o eleitor não esteja com crianças ou outros acompanhantes no local de votação. Não será permitido comer, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

Gazetaweb

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo