Valores que temos de retomar na família e na Escola

Nasci e cresci em penedo alagoas Nessa época não tínhamos bolsa família e vale gás, andávamos topic,pau de arara e ônibus. existia era muita conversa, todos se conheciam. Não ganhávamos uniformes e nem material escolar, só os livros que tinham que ser bem cuidados pq ia servir pra outro aluno no próximo ano. Não tínhamos celular. As pesquisas de escola eram feitas em bibliotecas e escritas a mão (se tivesse igual como no livro, estávamos ferrados). Tínhamos deveres de casa pra fazer e a educação física era de verdade. Na escola tinha o gordo, a magrela, o anão, o quatro olhos Olívia Palito, a Baleia fora d’água etc. Todo mundo era zoado; às vezes até brigávamos, mas logo estava tudo resolvido e seguia a amizade. Era brincadeira e ninguém se queixava de Bullying…
Existia o valentão, mas também existia quem se defendesse. Na escola tinha o dia do flúor, dia de combater os piolhos, dia da vacina, entre outros.
Uma vez por semana, antes de iniciar as aulas, cantávamos o hino nacional com a mão no peito e com orgulho.
Bebíamos famoso “ki suco”, que, com R$0,10 centavos comprávamos, fazíamos 2 litros com um pacotinho e quase 1/2kg de açúcar!!! 😅 E quem se lembra do pirocóptero? Chupávamos o pirulito que vinha com a hélice; e muitos outros…
Época que ser gordinho(a) era sinal de saúde e se fosse magro, tínhamos que tomar o Biotônico Fontoura 😛. A frase “peraí mãe” era para ficar mais tempo na rua e não no computador…não tinha mundo virtual,
Colecionava-se figurinhas, papel de carta, selos, cartão telefônico e tazos, embalagens!As brincadeiras eram saudáveis; brincávamos de bater em figurinhas e não nos colegas e professores.
Brincávamos de queimada, pega pega etc. Adorávamos quando a professora usava o mimeógrafo e aquele cheiro do álcool tomava conta da sala.
Na rua brincávamos de bola, pular elástico, esconde esconde, é esse, pega pega, mãe da mula, andar de bicicleta, pular corda e amarelinha, chorar pra não entrar dentro de casa era um clássico.
Não importava se meu amigo era negro, branco, pardo, rico, pobre, menino, menina; todo mundo brincava junto e como era bom. Bom não, maravilhoso! Assistia Pica pau, Tom e Jerry, Flintstones, Sítio pica-pau caverna do dragão, he men, she -ra, cavalo de fogo e vários outros.
Que saudades dessa época em que a chuva tinha cheiro de terra molhada! Época em que nossa única dor era quando nossos pais passavam mertiolate nos machucados 😊.
Éramos felizes, em comparação com esse mundo de hoje, onde tudo se torna bullying ou preconceito.
Nossos pais eram presentes, educação era em casa, até porque, “ai da gente” se a mãe tivesse que ir à escola por aprontarmos.
Não chegávamos em casa com algo que não era nosso; desrespeitar os mais velhos ou se meter em alguma conversa era proibido. Tínhamos que levantar para os mais velhos sentarem.
Fico me perguntando: quando foi que tudo mudou e os valores se perderam e inverteram dessa forma?
Nós éramos felizes e não sabíamos.
Se você também é dessa época, #copie, #cole no seu mural, #mude o que for necessário.

Valores que temos que retomar.
#gratidãoporvivertudoisso
#queriamuitovoltarnotempo

Isso sim foi infância !!!

Autor(a) desconhecido(a)  texto postado rede sociais caso apareça registraremos

Foto poracaso.ocp.news

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo