DestaquePenedo

Tradicional lavagem do beco acontece nessa sexta-feira (01)

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, divulgou a programação oficial da Lavagem do Rosário, que ocorrerá nesta sexta-feira (01). Conhecida por “lavagem do beco”, a “lavagem” dessa rua é realizada na localidade do Rosário estreito anualmente, pelos adeptos do candomblé,  na abertura do período carnavalesco em Penedo, atraindo milhares de pessoas ao local do evento. Além disso diversos blocos e orquestras de frevo participam da festa, junto com o rei momo, principal ícone do período carnavalesco.

A “lavagem do beco” que ocorre sempre no primeiro dia de carnaval em Penedo, foi criada a mais de 30 anos, quando adeptos do candomblé “lavam”, o beco da preguiça e as escadarias da Igreja do Rosário com água perfumada e também jogam flores em homenagem aos orixás, desejando sempre paz, alegria e harmonia a todos os participantes.

O evento tem inicio 18 horas, com a saída das baianas da Praça Clementino do Monte, percorrendo a Avenida Getúlio Vargas, com destino ao local dos festejos, após isso as orquestras de frevo ASES do frevo, Frevo folia e Frevo temperado comandarão a festa junto com os tradicionais blocos, entre esses a volta triunfal da tradição batucada Milionário do Samba  do Bairro Vermelho que tinha na batuta o Maestro Jorge Souza. A festa tem previsão de encerramento durante a madrugada de sábado.

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar