STJ aceita denúncia contra Wilson Witzel, governador afastado do RJ

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou, nesta quinta-feira (11), o recebimento da denúncia contra o governador afastado do Rio, Wilson Witzel (PSC), por corrupção passiva e lavagem de capitais.

A Corte Especial é formada por 15 desembargadores, mas três deles se declararam impedidos. Todos os 12 ministros votaram pelo recebimento da denúncia.

Witzel é acusado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de capitais. O governador afastado foi denunciado pelo Ministério Público Federal na operação Tris in Idem, que aponta corrupção na Saúde do estado.

A suspeita é de que o governador tenha recebido, por intermédio do escritório de advocacia de sua mulher, Helena Witzel, pelo menos R$ 554,2 mil em propina.

A descoberta do esquema criminoso teve início com a apuração de irregularidades na contratação dos hospitais de campanha, respiradores e medicamentos para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que o governo do RJ estabeleceu um esquema de propina para a contratação emergencial e para liberação de pagamentos a organizações sociais (OSs) que prestam serviços ao governo, especialmente nas áreas de Saúde e Educação.

Gazetaweb
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo