Semed Penedo cria alternativas de ensino e amplia assistência para crianças e estudantes

Por Fernando Vinícius – Jornalista Decom PMP

O mundo vive o mais grave problema de saúde pública do século XXI, situação que exige mudança de comportamento das pessoas e estabelece restrições para diversas atividades, inclusive o ensino em escolas públicas e particulares.

Com aulas presenciais suspensas para evitar a propagação da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Penedo inova para assegurar o direito de crianças, adolescentes, jovens e adultos às aulas e ao material pedagógico, inclusive para alunos portadores de algum tipo de deficiência.

Logo no início da pandemia, a Semed Penedo providenciou a impressão das atividades e convocou pais ou responsáveis pelos estudantes para pegar o material na unidade de ensino onde o estudante está matriculado.

No ato da entrega, o portador é informado sobre o prazo para a devolução necessária à correção do professor. Em seguida, a Secretaria também providenciou a distribuição de livros didáticos.

As duas iniciativas foram divulgadas no portal eletrônico e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Penedo, na imprensa e direto para a família do aluno, por meio do aplicativo Whatsapp, reforçando assim a comunicação entre pais, docentes e direção de cada escola.

Penedo na frente

O que já estava sendo feito pela Semed Penedo, com antecedência e a devida orientação pedagógica, passou a ser sugerido pelo Conselho Nacional da Educação (CNE), a partir da resolução nº 05/2020, publicada no início de junho.

O documento foi enviado ao Conselho Municipal de Educação (CME), entidade que já estava normatizando a regulamentação das atividades não-presenciais, acompanhando inclusive a elaboração do planejamento com o pessoal da Semed, por meio de videoconferências.

O recurso tecnológico que permite o debate e a construção coletiva de proposta também será integrado às aulas. Assim, professores da Semed Penedo estão autorizados a gravar atividades e transmitir aos estudantes.

A distribuição de material físico continua da mesma forma, sendo entregue e devolvido nas escolas, local que também está disponível para o professor produzir os conteúdos direcionados aos estudantes.

Horas aula

“Algumas escolas já começaram a desenvolver as atividades dessa forma e, a partir da homologação do Conselho, irão valer como horas aula, seguindo a orientação do Conselho Nacional apenas para esse momento atípico, gerado pela pandemia do Novo Coronavírus”, explica Keith Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Educação de Penedo.

“O professor vai escolher qual é a plataforma que ele vai usar. Pode ser ferramenta do Google, You Tube ou até mesmo Whatsapp, e também orientamos que os professores façam grupos de Whatsapp com pais dos estudantes e com os próprios alunos, neste caso do 8º e do 9º ano”, acrescente a presidente do CME, frisando o empenho do Conselho para assegurar que todo estudante tenha garantido seu direito à Educação.

Por isso, quem reside em comunidades com Internet de má qualidade ou desprovida do serviço, também receberá o material disponibilizado por meio digital, em sua forma física.

Os roteiros de estudo e tarefas serão entregues na escola e devolvidos no prazo informado ao pai ou responsável, oportunidade que serão repassadas informações sobre os conteúdos.

De acordo com levantamento feito pelo CME, cerca de 70% dos estudantes matriculados na Semed Penedo têm equipamento (smartphone, tablet ou computador) e à Internet.

Semed Penedo distribui material para estudantes do Ensino Fundamental e EJA

Educação Especial 

As inovações adotadas pela Semed Penedo também são estendidas aos estudantes da Educação Especial. De acordo com a Coordenadora Gleide Lima, professores regentes e auxiliares fazem as adaptações necessárias, junto com especialistas do sistema Braille e intérpretes de LIBRAS, para promover o ensino/aprendizagem, em caráter excepcional por conta da Covid-19.

“Os planejamentos elaborados pelos professores das classes são repassados, com antecedência, para auxiliares, intérpretes e especialistas em Braille para que façam as adequações necessárias. Como exemplo, o intérprete de LIBRAS recebe o material das aulas para fazer a tradução. Dessa forma, o aluno surdo terá o entendimento do conteúdo”, explica Gleide Lima.

Para estudante cego ou de baixa visão, a Semed Penedo converte o material pedagógico em Braille, quando necessário. “Estamos nos ajustando ao novo momento que exige o uso maior das ferramentas tecnológicas, mantendo nosso compromisso e responsabilidade com a educação de todos”, afirma a Coordenadora de Educação Especial.

Educação Infantil

A criançada da Educação Infantil também segue roteiro específico, já discutido e definido entre coordenação e corpo docente. Segundo a Coordenadora Laudeci Melo, o planejamento é fundamentado nos direitos de aprendizagens das crianças: conviver, brincar, explorar, participar, expressar e conhecer-se, como sugere a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Os conteúdos são disponibilizados em grupos de Whatsapp ou por outra plataforma que as famílias têm acesso. “São enviados vídeos com histórias, leitura de livro infantil, músicas e desafios para que as crianças possam executar em suas casas, sempre com a orientação de algum familiar”, destaca Laudeci Melo.

Através desses canais de interação, as crianças serão envolvidas em atividades rotineiras de casa e que contextualizam o momento atual, com foco na higiene pessoal, na higiene de alimento e de objetos, e ainda em atividades com calendários/dias da semana/tempo, alimentação e seu preparo, dentre outras.

Como os professores também estão iniciando um aprendizado profissional, a Coordenação da Educação Infantil repassou um guia para execução das atividades semanais, com sugestões de brincadeiras para serem desenvolvidas em casa, vídeos, livros digitais e um material de suporte com os direitos de aprendizagens e os campos de experiências expressos na BNCC.

Produção Decom PMP, com assessoria Semed Penedo

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