Secretário Marcos Beltrão esclarece informações sobre suposto óbito por coronavírus

Um áudio que circula em grupos de Whatsapp de Penedo relata a suposta morte de um homem, causada pelo vírus Covid-19, no município. De forma irresponsável, a pessoa comete uma série de distorções e diz que o caso não foi divulgado “por causa de política”, declaração sem fundamento, inclusive por conta dos protocolos relacionados à pandemia do coronavírus.

Para evitar uma maior repercussão do referido áudio, o Secretário Municipal de Saúde Marcos Beltrão Siqueira esclarece o caso, com base em registros oficiais, inclusive do Hospital Carvalho Beltrão (Coruripe), onde foi registrado o óbito de causa cuja confirmação ainda depende do resultado de contraprova.

Primeiro erro

Segundo Marcos Beltrão, o primeiro equívoco passado na mensagem diz respeito ao sexo da vítima. Não se trata de um homem, mas uma mulher, uma idosa que morava em Coruripe e estava em Penedo na casa de familiares.

A vítima cuja identidade é preservada por motivos legais e para evitar mais transtornos aos familiares não apresentava os sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pelo Covid-19, quando foi atendida na UPA e também no Hospital Regional de Penedo.

“Ela foi transferida por outras causas que não cabem a mim falar porque isso é do prontuário médico”, frisa Marcos Beltrão durante entrevista ao radialista João Lucas, âncora do programa Realidade (Penedo FM).

Declaração do Óbito

“Tão logo eu soube do caso, entrei em contato com o proprietário do Hospital Carvalho Beltrão. O que acontece é que existe uma grande confusão sobre o que veio na Declaração de Óbito (DO)”, explica, acrescentando informações sobre mudanças na metodologia do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em decorrência da pandemia do coronavírus,

Por conta do grande risco de contaminação durante o exame de cadáveres, pelo pessoal que atua no SVO, o médico plantonista da unidade onde ocorreu a morte passa a ser o responsável pela Declaração de Óbito.

A paciente que saiu de Penedo foi submetida a um teste rápido na UTI do Hospital Carvalho Beltrão, o qual deu negativo.

“Entretanto, testes rápidos só têm maior eficácia quando a pessoa já tem oito dias de contaminação pelo coronavírus. O médico pediu uma contraprova do teste rápido que é feita por meio do método chamado swab nasal”, informa o Secretário de Saúde de Penedo.

O DO da paciente  transferida de Penedo não tem causa bem definida por falta de confirmação, sendo o ‘atestado de óbito’ emitido com a indicação da suspeita e a pendência da contraprova cujo resultado é informado até 10 dias após a solicitação.

Sobre o caixão ter sido lacrado ainda em Coruripe, é mais um procedimento relacionado à pandemia do coronavírus, justamente para evitar a disseminação do Covid-19, mesmo se tratando de caso classificado como suspeito.

Parentes isolados

Já em relação aos parentes que receberam a idosa em Penedo, o protocolo da pandemia determina o isolamento das pessoas que tiveram contato direto com a vítima, até a divulgação do resultado da contraprova da causa da morte.

“A Secretaria de Saúde de Penedo não tem nenhuma intenção de esconder caso, muito pelo contrário. Nós estamos alertando as pessoas para que entendam a gravidade da situação”, afirma Marcos Beltrão, apontando o número de óbitos no Brasil por coronavírus.

O Ministério da Saúde informa que 1.736 pessoas morreram no país até hoje, por Covid-19, e mais de 28 mil casos da doença já estão confirmados. Em Alagoas, o boletim atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta, 15, aponta cinco mortes, 83 casos confirmados – nenhum deles em Penedo – e 290 em investigação, dois em Penedo.

Os números relativamente baixos no Estado podem ser consequência de sub-notificação porque apenas 40 exames são realizados por dia em Alagoas. Ou seja, pode ser que mais pessoas estejam contaminadas, sem saber, por isso o isolamento social é mais do que necessário.

Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo