AlagoasDestaque

Safra recorde de cana-de-açúcar pode impulsionar indústria de etanol 2G em Alagoas

De acordo com os dados divulgados pela Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada em outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a produção de cana-de-açúcar em Alagoas foi de 18,7 milhões de toneladas em 2019, sendo a maior safra dos últimos quatro anos. Na comparação com o ano anterior, o aumento na produção foi de 11,7%.

Esses números refletem positivamente na indústria de etanol 2G, como é o caso da GranBio, empresa de biotecnologia 100% brasileira, que possui uma planta industrial no município de São Miguel dos Campos (AL).

Para o diretor industrial da GranBio, Marco Aurélio Campêlo, esses números refletem positivamente na indústria de etanol 2G, como é o caso da GranBio, empresa de biotecnologia 100% brasileira, que possui uma planta industrial no município de São Miguel dos Campos (AL).

“Uma boa safra abre caminho para produção de etanol de segunda geração em outras regiões do Estado. E vemos uma tendência de índices ainda melhores para o próximo ano, já que, recentemente, algumas usinas passaram por uma fase de recuperação do canavial e o clima tem favorecido as condições das lavouras”, explica o diretor

Marco Aurélio explica ainda que, para aproveitar ao máximo os resíduos do campo, é fundamental que a colheita da cana seja mecanizada. “Feita dessa forma, a colheita resulta em mais agilidade e eficiência do processo, além de reduzir o impacto ambiental, já que não é preciso realizar a queima de resíduos. A adoção dessa prática é fundamental para que possamos aproveitar a palha que fica no campo, representando a possibilidade de ganhos extras aos produtores de cana, que podem vender esses resíduos para a indústria”, complementa Campelo.

Para aumentar a produtividade e a longevidade dos canaviais em mais de 50%, a GranBio também investiu no desenvolvimento da cana Vertix, variedade exclusiva de cana-energia, mais robusta, com maior teor de fibra e potencial produtivo, que, por ser extremamente rústica, pode ser plantada em solos menos férteis, como as áreas de pastagens degradadas.

Fonte: Cadaminuto

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar