Renan Filho - Governador Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Renan Filho vai para a ‘ofensiva’ e deve começar a montar chapas esta semana

Estrategistas tentam acertar as próximas ‘jogadas’ no tabuleiro da política alagoana. Para muitos, quem dá as ‘cartas’ até 7 de abril, quando termina o prazo da desincompatibilização, é Rui Palmeira. Será?

Ao que parece Renan Filho, apontado como favorito pelas pesquisas, não vai “esperar” pela escolha do seu adversário. O governador, segundo informações de assessores e aliados, deve começar a “bater o martelo” na composição das chapas proporcionais e majoritárias já a partir desta semana. A estratégia inicial do grupo de RF é montar um chapão de estadual e outro de federal, além de consolidar os nomes que vão para a majoritária.

Os próximos dias, apontam os aliados, serão decisivos para definir como ficarão as filiações partidárias.

A janela partidária para filiações de deputados, sem risco de perda de mandato, será aberta entre 7 de março e 7 de abril. Antes disso, o governador deve definir com seus aliados – incluindo deputados, vereadores e prefeitos que estão no PSDB – para onde eles vão.

Quem está no MDB deve continuar por lá. Os reforços devem contemplar partidos aliados.

Ainda dentro do grupo do governo deve surgir de duas a três chapinhas para estadual, costuradas pelo PT, por Givaldo Carimbão (PHS) e pelo PCdoB.

Alguns partidos da base do governo deve apoiar a reeleição de Renan Filho e assumir compromisso com Renan Calheiros para o Senado, mas tendem a sair na proporcional no Círculo Democrático. O CD, articulado por Adeilson Bezerra, reúne por enquanto PRTB, PPS, Avante, PV e Podemos.

Na definição da chapa majoritária, o governador deve ampliar o leque de conversas, fazendo consultas a aliados como o ministro do Turismo, Marx Beltrão (MDB), além de conversas com o ministro Maurício Quintella (PR) e com o deputado federal JHC (PSB), além de outros líderes políticos que hoje estão fora do seu grupo.

edivaldojunior.blogsdagazetaweb

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com