Alagoas

Projeto “Heróis contra o Aedes”, em Piaçabuçu é premiado pelo Ministério da Saúde

Um projeto de ações realizadas do interior do município de Piaçabuçu foi selecionado e premiado pelo Ministério da Saúde, através do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMES).

O Projeto “ Heróis contra o Aedes”, desenvolvido pela equipe de saúde da família nos povoados Penedinho, Marituba da Fábrica e Retiro contou a parceria das escolas da rede pública municipal Deraldo Campos e 21 de abril.

Segundo o autor e coordenador do projeto, enfermeiro Ruy Andrade, o projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Saúde na Escola com objetivos desenvolver ações de educação para o controle do mosquito Aedes Aegypti na região. “A metodologia é inovadora, porque incluem todas as disciplinas na discussão das Arbor viroses (dengue, Zika e febre do chinkungunya).

Cada Professor trabalha os temas em suas turmas, desde o jardim I até o 5º ano. O nosso município está integrado nas ações de educação em saúde previstas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dando visibilidade ao Programa Saúde na Escola local e acima de tudo, trazendo estímulos para dar continuidade ao trabalho com esta premiação” explicou Ruy.

Para finalizar esta iniciativa, que Ruy denomina de culminância, são realizados dois momentos coletivos e com a participação da comunidade: uma feira com o tema: Dengue, momento em que os estudantes socializam seus produtos (músicas, poesias, pinturas, teatro, objetos com material, etc) e outro em um desfile realizado nas ruas da comunidade com a participação da equipe de saúde da família, professores e comunidade.


“As ações foram realizadas com muita dedicação pelos nossos profissionais da Saúde e Educação, com o objetivo de levar informações que ajudam a proteger as comunidades do mosquito Aedes Aegypti.  A premiação é o reconhecimento de um trabalho feito com tanto amor pela missão de cuidar da saúde do nosso povo. Parabéns ao Ruy e todos os profissionais envolvidos”, destacou o prefeito Djalma Beltrão.

O Enfermeiro Ruy Andrade esteve em Brasília, nos dias 4 e 5 de julho, a convite do CONASEMES para apresentação do projeto no XXXV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.

Por: ASCOMCE

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar