Prefeitura de Penedo desenvolve levantamento epidemiológico de fluorose em crianças

A Prefeitura de Penedo através da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, está promovendo o levantamento epidemiológico de fluorose em crianças na faixa etária de 7 a 12 anos nas Escolas inseridas no Programa Saúde  na Escola. A pesquisa está sendo realizada em parceria com a Vigilância Sanitária e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

De acordo com a coordenadora de saúde bucal do município, a odontóloga Edilaine Soares, o levantamento trata-se de um trabalho de prevenção, onde serão analisadas cerca de três mil e setecentas crianças, sendo identificados o grau de fluorose mais prevalente em cada uma delas.

Ainda de acordo com Edilaine em um segundo momento será analisada a concentração da dose de flúor utilizada na água de abastecimento, a fim de estabelecer a dosagem ideal do flúor para que se obtenha efeito preventivo, sem, no entanto, provocar o desenvolvimento da fluorose.

A coordenadora de saúde bucal lembrou que a iniciativa é única no Estado de Alagoas e servirá de estímulo para outros municípios. “A fluorose dentária são manchas esbranquiçadas que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. A fluorose é um problema de saúde, que se não preconiza pode interferir psicologicamente na capacidade das crianças e adolescentes interagirem no meio social”, informou Edilaine.

penedo.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com