AlagoasDestaque

Piaçabuçu iniciou a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos

A Prefeitura de Piaçabuçu, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e a coordenação de endemias, irá realizar neste mês agosto, a campanha de vacinação contra a raiva animal. Serão vacinados cães e gatos, com idade superior a três meses.

Segundo a secretária de saúde do município, Djalice Beltrão, a campanha em Piaçabuçu acontecerá e duas etapas: a primeira será realizada na zona rural até o dia 10 do corrente mês, obedecendo a seguinte programação: iniciou  nos dia 02 e 03 nos povoados Retiro, Penedinho e Sudene; 05, 07 e 09 nos sítios e povoado Potengy e encerra no Povoados Céu, Bonito e Pontal do Peba no dia 10.

Para a segunda que será a vacinação na zona rural, a programação dos postos de vacinação será posteriormente divulgada.

“ O esforço deve ser em conjunto, prefeitura e população para a realização desta campanha, haja visto a quantidade de atendimentos da Casa Maternal dos casos de mordedura e arranhaduras por cães e gatos notificados mensalmente. Destaca o Enfermeiro Ruy, Coordenador de Vigilância em Saúde do município.

A hidrofobia (raiva humana) é uma antropozoonose causada por um Re RNA-vírus da família Rhabidoviridae (RABV), gênero Lyssavirus. Ele é transmitido para os humanos pelo contato direto com a saliva de um mamífero infectado, seja através de mordidas ou penetrando por feridas abertas, seja através de lambidas na lesão ou em mucosas, como a da boca, por exemplo, que são permeáveis a esse tipo de germe.

A secretaria informou ainda, que é importante a vacinação em massa de todos os animais (cães e gatos), e que a vacina é segura e não estará disponível após a campanha.

por ASCOMCE

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar