PF cumpre mandados em Alagoas, Sergipe e Bahia por desvio de R$ 2 milhões na saúde

Agentes da Polícia Federal estão cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Alagoas durante a Operação  Estroinas, deflagrada nesta quinta-feira (20). Os principais alvos da ação estão no município de Carmópolis, em Sergipe, onde a investigação apurou uma fraude em 9 procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município, todos eles fundamentados na Lei nº 13.979/2020 (“Lei do Coronavírus”).

Ao todo são 32 mandados, sendo 15 em Carmópolis/SE, 9 em Aracaju/SE, 2 em Nossa Senhora do Socorro/SE, 2 em Pernambuco, 2 em Alagoas e 2 na Bahia.Na investigação que motivou a expedição dos mandados, apurou-se que aproximadamente R$ 2.300.000,00 provenientes do Sistema Único de Saúde foram gastos para a contratação direta de 9 empresas e identificou-se a existência de fortes de indícios de que empresa fantasmas, sócios laranjas, escolha de empresa arbitrária, cotação de preços, superfaturamento de bens, produtos contratados não foram fornecidos e outros pontos.

A operação conta com o apoio e a participação da Controladoria-Geral da União (CGU/SE). Participam da ação 83 policiais federais e 6 servidores da CGU.

Nome da operação

A operação foi batizada de “Estroinas” como uma referência à forma pela qual o dinheiro público foi gerenciado no Município de Carmópolis/SE.

Os envolvidos estão sendo investigados por suposta prática dos crimes de dispensa indevida de licitação, corrupção passiva e corrupção ativa, sem prejuízo de outros porventura constatados ao longo das investigações.

*Com informações da PF de Sergipe.

Cadaminuto

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo