Perdemos uma das maiores referências da cardiologia brasileira: o penedense Rafael Leite Luna

 

 

 

 

 

 

 

 

Rafael Leite Luna foi presidente da SBC, entre 1997 e 1999

A Sociedade Brasileira de Cardiologia informa com imenso pesar o falecimento do Prof. Dr. Rafael Leite Luna. Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia durante a gestão de 1997 a 1999. Era natural de Penedo, em Alagoas. O velório ocorrerá às 14h, na capela número 8 do Cemitério São João Batista, localizado na Rua Real Grandeza, s/nº – Botafogo – Rio de Janeiro / RJ. O sepultamento será às 16h.

Durante a presidência da SBC, Rafael Leite Luna e a sua diretoria foram responsáveis pela consolidação do projeto de informática da entidade e pelo portal da Cardiologia brasileira (www.cardiol.br), um dos mais premiados da área de saúde. No mesmo período, a SBC implantou os Cursos de Treinamentos em ACLS e BLS, e os Arquivos Brasileiros de Cardiologia passaram a ser bilíngues (inglês e português).

Rafael Leite Luna foi secretário-geral do inesquecível Congresso Mundial de Cardiologia no Rio de Janeiro em 1982. Luna foi Professor Titular de Cardiologia da PUC/RJ e do Instituto Carlos Chagas, Livre Docente em Cardiologia da UERJ e Fellowship em Cardiologia pela Universidade do Kansas, Estados Unidos. Ele exerceu a chefia da Cardiologia do Hospital IASERJ, bairro do Maracanã, nos anos de 1980 e 1990, tempos áureos da instituição.

Em 2017, o professor Rafael Leite Luna concluiu mais um de seus livros, ”A Consciência Humana” de 280 páginas, que escreveu aos 83 anos. Foi também autor dos livros “Hipertensão Arterial”, “Sociedade Brasileira de Cardiologia – 50 anos de história” e “Síndrome metabólica: conceitos”, entre outras publicações.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia se solidariza com os familiares, colegas e amigos nessa perda irreparável.

Socios.cardio

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com