Penedo, uma joia do imperador!

Na divisa entre Alagoas e Sergipe, às margens do rio São Francisco, está Penedo, o primeiro povoado de Alagoas, fundado no século XVI e considerada uma das mais belas cidades históricas do país. Colonizadores portugueses, holandeses e missionários franciscanos deixaram marcas na arquitetura barroca espalhada pela cidade.

penedo1

Penedo é uma das cidades que Dom Pedro II visitou em Alagoas, em outubro de 1889. A casa que hospedou o imperador é hoje o atual museu do Paço Imperial. Dizem que o imperador se admirou com a quantidade de igrejas banhadas a ouro e pelo movimento que faziam os barcos no Velho Chico. Uma dessas igrejas é a de Nossa Senhora da Corrente, datada de 1765, uma das mais bonitas da região. Seu interior é formado por azulejos policromados, de traça portuguesa, piso de mosaico inglês e o altar-mor é trabalhado e folheado a ouro.

penedo6

Outros pontos turísticos são o Convento Franciscano e a Igreja Santa Maria dos Anjos – no complexo, está a Casa São Francisco e o Museu de Arte Sacra -, e a Igreja São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos, apenas finalizada no século XIX. Um centro comercial se formou ao redor desta igreja, onde também estão localizadas algumas das mais bonitas construções da cidade, como o Mercado Público, o Teatro Sete de Setembro e o prédio da Associação Comercial. Conheça também a Igreja e o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Rua do Banheiro e a Casa do Penedo.

penedo5

Todas as visitas são gratuitas, porém há a possibilidade do visitante deixar uma colaboração.

A maior atração da região, porém, é o passeio de barco que leva à foz do Velho Chico, no município vizinho de Piaçabuçu. A viagem dura cerca de 45 minutos, passando por casebres de ribeirinhos e cruzando com muitas jangadas coloridas. As embarcações ficam ancoradas por uma hora, tempo estabelecido pelo Ibama para cada visita à região. Para este passeio, se informe com as embarcações no cais do porto.

penedo3

Em janeiro ocorre a maior festa religiosa da cidade dedicada a Bom Jesus dos Navegantes, com bela procissão fluvial, e também o Festival de Tradições Populares, com desfiles de bandas de pífanos.

Para comer, há alguns restaurantes espalhados pela cidade, como na frente do cais do porto e no Forte da Rocheira, também às margens do rio, local que proporciona um belíssimo pôr do sol.

penedo2

Localizada a 169 km de Maceió, capital de Alagoas, é possível viajar pela BR-101 ou pelo litoral, na AL-101. Caso esteja em Sergipe, a cidade está a 164 km da capital Aracaju.

Seja de qual capital você vier, venha de ônibus conhecer Penedo e aproveite a paisagem!

juntosabordo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com