Nível do São Francisco deve aumentar e provocar alagamentos nesta quarta

Por meio de um comunicado enviado à imprensa na noite desta terça-feira (31), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que, em função do atingimento de 60% de armazenamento para o Reservatório de Sobradinho, o nível do rio São Francisco sofrerá uma considerável elevação a partir desta quarta (1º).

Segundo um trecho do documento, o volume, que normalmente atinge os 550 m³/s, aumentará para um patamar de vazão médio diário de 1.100 m³/s. Além disso, dependendo das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), poderá ocorrer uma elevação acima dos valores previstos.

“Com relação à defluência média diária da UHE Sobradinho, esta será praticada a fim de manter o Reservatório de Itaparica em no mínimo, 30% VU. […] Evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio”, informa o trecho.

O coordenador da Defesa Civil estadual, Cel Moisés, reforçou a importância da saída da população das áreas de risco, pois a situação deve provocar alagamentos em diversos pontos – incluindo residências e estabelecimentos comerciais.

“Vai elevar as águas da parte do baixo São Francisco, do Xingó até a foz. Consequentemente, aqueles bares ribeirinhos e casas, que foram construídos às margens do rios, poderão ficar alagados. Com certeza, amanhã teremos vários pontos, principalmente mais próximo as barragens, onde estão os bares e restaurantes de Piranhas, Pão de Açúcar e Canindé do São Francisco. Com certeza terão suas áreas alagadas”, explicou o coordenador.

Confira o comunicado da Chesf na íntegra:

Prezado(a) Senhor(a),

Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, comunicamos que o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, na Reunião de Avaliação das Condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas – ANA, ocorrida em 02/03/2020, apresentou a necessidade da elevação da defluência da UHE Xingó para o patamar de 1.100 m³/s a partir do dia 01/04/2020, com base no valor mínimo estabelecido pela Resolução ANA Nº 2081/2017 em função do atingimento de 60% de armazenamento para o Reservatório de Sobradinho em todos os cenários estudados. Desta forma, salienta-se que a partir de 01/04/2020 a defluência média diária da UHE Xingó evoluirá para o patamar de uma vazão média diária de 1.100 m³/s. Com relação à defluência média diária da UHE Sobradinho, esta será praticada a fim de manter o Reservatório de Itaparica em no mínimo, 30% VU. É fundamental chamar atenção para o fato de que a depender das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados. Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio.

Solicitamos a V.Sa. a ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas.

Atenciosamente,

Original assinado

Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino

Superintendente de Operação – SOO.

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo