Brasil/Mundo

MEC DEFINE PROTOCOLO PARA VOLTA ÀS AULAS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS

O Ministério da Educação definiu nesta quinta-feira (2) um protocolo de segurança para a retomada das aulas no sistema de ensino federal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e o protocolo pode ser encontrado no site do MEC.

Além das já conhecidas medidas individuais, como uso de máscara e álcool em gel, o protocolo também visa a organização de equipes para trabalhar de forma escalonada, com distanciamento social. Também é preciso manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para ventilação, higienizar intensivamente banheiros e salas. Em relação ao uso de bebedouros, deverá se evitar contato direto com a superfície, devendo ser utilizado papel toalha com possibilidade de descarte em coletor de resíduos com acionamento sem contato manual e, posteriormente, realizar a higienização das mãos. Na impossibilidade do cumprimento de tais orientações, recomenda-se a interdição dos bebedouros.

+ Governo no DF define reabertura de escolas e restaurantes

Além disso, o documento pede que seja considerado o trabalho remoto de servidores e comunicadores do grupo de risco, sendo eles acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, diabetes, deficiência imunológica e obesidade mórbida. Também faz parte do grupo quem realiza tratamento com imunossupressores ou oncológico, gestantes, lactantes e responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19.

A cartilha ainda garante: O retorno das atividades não significa o relaxamento do risco de adoecimento pela Covid-19, portanto, justifica-se a manutenção de vigilância e monitoramento de risco, ao menos até dezembro de 2020; pois enquanto durar a Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN), há risco de adoecimento e novos surtos.

fonte:sbt

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar