Brasil/MundoDestaque

Jair Bolsonaro é eleito presidente e interrompe série de vitórias do PT

O capitão do Exército aposentado, Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República neste domingo (28). Ele disputou o 2º turno contra o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

À porta da residência do presidente eleito, no Rio de Janeiro, milhares de apoiadores fazem uma grande festa, celebrando o resultado das urnas. Bandeiras do Brasil davam as cores do resultado das urnas.

Em Maceió, militantes de Bolsonaro estão reunidos na orla de Ponte Verde, onde também celebram a vitória do candidato.

Aos 63 anos, capitão reformado do Exército, deputado federal desde 1991 e dono de uma extensa lista de declarações polêmicas, Jair Bolsonaro materializou em votos o apoio que cultivou e ampliou a partir das redes sociais e em viagens pelo Brasil para obter o mandato de presidente.

Na campanha, por meio das redes sociais e do aplicativo de mensagens WhatsApp, apostou em um discurso conservador nos costumes, de aceno liberal na economia, de linha dura no combate à corrupção e à violência urbana e opositor do PT e da esquerda.

Com isso, se tornou um fenômeno eleitoral ao vencer a corrida presidencial filiado a uma legenda sem alianças formais com grandes partidos, com pouco tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV e distante das ruas na maior parte da campanha, em razão do atentado no qual sofreu uma facada que o perfurou no abdômen.

Após quatro vitórias consecutivas do PT em eleições presidenciais (2002, 2006, 2010 e 2014), o novo presidente eleito se apresenta como um político de direita. Vitorioso na primeira vez em que se candidatou a presidente, Bolsonaro sucederá Michel Temer (MDB), vice de Dilma Rousseff (PT) que assumiu o governo em 2016 devido ao impeachment da petista.

gazetaweb

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar