Influenza: Campanha de vacinação começa nesta segunda, 23

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada este ano e iniciará nesta segunda-feira (23). Com o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidades em decorrência das infecções causadas pelo vírus da influenza, idosos (acima dos 60 anos)  e trabalhadores da saúde serão imunizados na primeira fase da ação nas Unidades Básicas de Saúde de Maceió.

De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, a intenção é utilizar a parte externa das unidades. “Nós estamos desenvolvendo uma dinâmica que permita que os pacientes sejam vacinados sem aglomerações em ambientes fechados. Ainda na próxima semana pretendemos estender a vacinação para postos volantes”, menciona.

Eunice explica, ainda, a contraindicação da vacina para usuários doentes. “Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios ou febre não deverão comparecer para a vacinação enquanto houver a presença desses sintomas, podendo ser vacinadas após a melhora da condição”.

Para idosos acamados, a vacinação será realizada em casa, após agendamento junto a Gerência de Imunização, que pode ser feito no número 3312-5589. Já os profissionais da área da saúde, também serão imunizados em seus locais de trabalho.

Antecipada por determinação do Ministério da Saúde, a intenção é auxiliar os profissionais das unidades de saúde a descartarem a Influenza na triagem de casos para o coronavírus. A segunda fase da campanha começa dia 16 de abril, e será voltada para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. Na etapa seguinte, que inicia dia 9 de maio, serão vacinados crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, população indígena, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e portadores de condições especiais.

A vacinação imuniza contra três tipos do vírus da influenza e segue até o dia 22 de maio, tendo no dia 9 de maio o Dia de Mobilização Nacional. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada público-alvo.

Gazetaweb

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo