AlagoasDestaque

IMA faz coleta nas praias atingidas por óleo para identificar riscos do material à saúde

Texto de Clarice Maia

Os técnicos da equipe de laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) deram início, nesta terça-feira (29), às coletas de amostras que deverão apontar condições das áreas mais afetadas por óleo na costa alagoana. O trabalho segue até a quarta-feira (30) para dar início às análises.

As coletas foram iniciadas em Maragogi e Japaratinga, na tarde desta terça-feira (29). No início da manhã da quarta-feira (30) será a vez de coletar amostra em Piaçabuçu e no período da tarde, provavelmente, por volta das 15h, a coleta será feita em Maceió. A capital e os outros três municípios foram escolhidos para a análise por causa da grande procura por parte dos usuários.

Entretanto, segundo informações da Gerência de Laboratório, não está descartada a possibilidade de novas coletas e análises, conforme a necessidade. As coletas não haviam sido feitas anteriormente por causa da imprevisibilidade da chegada de novas machas de óleo. Com a diminuição das áreas oleadas na costa alagoana as coletas começaram a ser feitas. A equipe acredita que os resultados, agora, serão mais precisos.

As amostras serão enviadas para serem analisadas em um laboratório particular quanto a parâmetros inorgânicos, como cobre e ferro dissolvido, hidrocarbonetos totais de petróleo e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. A perspectiva é que as análises fiquem prontas entre 10 e 15 dias.

Os resultados serão somados ao relatório de balneabilidade das praias e, dessa forma, deverão conferir maior segurança aos banhistas. Até então essas praias não eram indicadas aos banhistas para que, da mesma forma, se evitasse o contato com as manchas. Agora que começam a ficar limpas precisam ser avaliadas se ainda oferecem algum risco aos usuários.

Agência Alagoas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar