Igreja católica celebra hoje 23 anos sem o ” Anjo bom de Alagoas” : Dom Constantino Luers

Hoje,a Igreja católica representada pela Diocese de Penedo, e demais fieis alagoanos celebra 23 anos sem Dom Constantino Luers, conhecido como o Dom da caridade, o príncipe da paz, e o pai da pobreza. Dom Constantino assim como Dom Helder Câmara e Frei Damião deixou um legado de amor, de paz e sabedoria através do seu vasto conhecimento religioso.

Ele era como dizia na oportunidade  Teotônio Vilela, um “entusiasta da organização e desenvolvimento das comunidades”. Destacando-se  no meio religioso católico alagoano como o ” Senhor das Obras sociais”. Criou  hortas comunitárias, o projeto vaca mecânica, construiu casas populares denominadas de Vilas São Francisco isso em várias paróquias da Diocese de Penedo, além da construção de várias Igrejas, creches, abrigos de idosos e outras ações  sociais . Tudo isso, em conjunto com Associações de Bairros, clube de serviços, amigos da Alemanha e Igrejas católicas em todo Estado de Alagoas.

Era Dom Constantino Luers, um verdadeiro servo e homem de Deus. seu legado disse Teotônio na época permeia, e percorre todo o  Estado das Alagoas, porque seus feitos foram marcantes. Era um  defensor incontestável dos desassistidos, e dos mais carentes. Um autêntico visionário  na luta contra às injustiças sociais, combateu o bom combate e resignou a fé.

Dom Constantino Luers um alemão radicado no Brasil, veio para desenvolver seu trabalho episcopal  em Penedo em 1976 substituindo Dom José Terceiro  de Souza exercendo o cargo até 1994, vindo a falecer em 02 de julho de 1997, deixando assim entre os fieis penedenses e alagoanos uma lacuna incomensurável.

Por Geraldo José

 

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo