Hemoal tem baixo estoque de sangue e proximidade do Carnaval preocupa

Com apenas 148 bolsas, o estoque do banco de sangue do Hemocentro de Alagoas continua abaixo do mínimo necessário para dias normais e a proximidade do Carnaval pode agravar a situação.

Em dias comuns, a quantidade ideal apenas para a capital alagoana é de 300 bolsas diárias de sangue. Apesar disso, segundo informações da assessoria do Hemoal, o número de bolsas disponíveis atualmente é de apenas 148 nesta sexta-feira (31).

Para períodos festivos, esta necessidade sobe para 400 bolsas por dia para os atendimentos em Maceió. Já para comportar as solicitações de todo o estado, o número dobra, exigindo cerca de 800 bolsas diariamente.

Confira requisitos para doações:

Os interessados em doar sangue precisam ter peso igual ou superior a 50kg e idade entre 16 (desde que acompanhado pelos responsáveis) e 69 anos. Ficam impedidas de doar as pessoas que tenham contraído sífilis, aids, doença de Chagas ou hepatite (após os 11 anos de idade), bem como gestantes, lactantes ou que tenham realizado uma doação recentemente (espaço de 3 meses para mulheres e 2 para homens).

O procedimento para doação é rápido, com duração de 30 minutos, e conta com 3 procedimentos para novos doadores: cadastro, pré-triagem, triagem clínica e doação.

As doações podem ser realizadas nas sedes do Hemoal no Trapiche, de segunda a sexta, das 7h às 18h e sábados, das 8h às 17h; no Farol (Hospital Veredas), de segunda a sexta, das 7h30 às 11h ou em Arapiraca, de segunda a sexta, 7h30 às 17:30.

gazetaweb
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo