Guerreiro Treme Terra dança ao lado do Theatro Sete de Setembro

Por Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL

A abertura da Semana da Folclore em Penedo aconteceu nesta quinta-feira, 22, em grande estilo e fiel aos valores culturais alagoanos. No coração do Centro Histórico da Cidade dos Sobrados, entre o Theatro Sete de Setembro e o Mercado Público Municipal, mulheres do Grupo Treme Terra dançaram o tradicional Guerreiro.

Populares e estudantes da rede pública municipal acompanharam a apresentação que também foi prestigiada pela Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura de Penedo, Alyne Costa, e coordenadores de setores da pasta responsável pela programação, ainda o grupo de capoeira Mandingueiro.

semana do folclore em Penedo
Grupo Mandigueiro se apresenta ao lado do Theatro Sete de Setembro (foto Geraldo José)

Além do Treme Terra, o público acompanhou o grupo de capoeira Mandigueiro. As duas manifestações típicas do folclore brasileiro, especialmente nordestino (Guerrreiro e Capoeira), têm sede no bairro Santo Antônio, comunidade remanescente quilombola localizada na cidade de Penedo e mais conhecida por seu nome popular, Oiteiro.

Outro destaque da Semana do Folclore em Penedo é a inclusão de banda de pífanos nas apresentações. O saber popular que remente aos festejos de Bom Jesus dos Navegantes foi representado com sua musicalidade por moradores do povoado Cooperativa 2º Núcleo.

banda de pífano de Penedo
Banda de pífano de Penedo na Semana do Folclore. (Foto Geraldo José)

Vozes de Penedo

Amanhã, toda a programação do evento será marcada por apresentações do grupo coral Vozes de Penedo, começando na Escola Municipal Santa Luzia (9 horas) e depois em frente à Igreja de São Gonçalo Garcia, no Centro Histórico da cidade.

A partir das 15 horas, o grupo Vozes do Penedo canta para estudantes da Escola Municipal Barão de Penedo e às 16 horas fecha a programação no mais novo cartão postal da cidade, a Marina Pública localizada no bairro Santo Antônio, o Barro Vermelho.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com