AlagoasDestaque

Gasolina cara faz venda de etanol crescer mais de 150% nos postos de AL, diz ANP

As vendas de etanol hidratado nos postos alagoanos cresceram 154% no ano passado, na comparação com 2017, atingindo 10,538 milhões de litros, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (19), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O índice é 112 pontos percentuais acima das vendas nacionais do produto, que encerraram o ano passado com crescimento 42% ante 2017.

De acordo com a ANP, o crescimento das vendas de etanol nos postos alagoanos foi puxado pelo preço mais caro da gasolina, que fez o consumidor recorrer ao biocombustível. Segundo o levantamento da agência, no ano passado, a comercialização da gasolina comum nos postos alagoanos recuaram 9,5% na comparação com 2017, atingindo 33,504 milhões de litros.

“O crescimento foi motivado, em grande parte, pelo ganho de competitividade no preço em relação à gasolina C nos estados com maior produção de etanol”, informou a agência, em nota.

O levantamento da ANP mostra ainda que as vendas de óleo diesel no comércio alagoano atingiram 29,338 milhões de litros no ano passado, uma retração de 10,39% em relação ao ano anterior.

Já as vendas de GLP recuaram 3,83% em 2018, atingindo um volume de 14,04 mil metros cúbicos.

Para o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, além da economia fraca, os altos preços nos últimos anos contribuíram para o desempenho nas vendas, que repete anos anteriores. “O Brasil passou 2016 e 2017 com preços acima do mercado internacional, disse ele, em evento para anunciar o balanço do mercado de combustíveis em 2018, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Reajuste

Nesta terça-feira, a Petrobras elevou em 2,5% o preço médio do litro da gasolina vendida nas refinarias, que passou a R$ 1,597.

gazetaweb

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar