Funcionários da Eletrobras aprovam paralisação contra a privatização

Os funcionários da antiga CEAL, que pertencia ao governo do Estado e foi federalizada e assumida pela Eletrobras, e representantes do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas aprovaram, por unanimidade, a paralisação contra a privatização da companhia, em assembleia realizada nesta segunda-feira (10), na sede da distribuidora.

O sindicato informou que a paralisação será realizada a partir da 0h do dia 19 deste mês. Apenas os serviços essenciais serão mantidos nesse dia. Ainda segundo o sindicato, durante a assembleia os representantes discutiram o edital publicado pelo presidente Michel Temer, em concordância com o presidente eleito Jair Bolsonaro, que prevê o leilão da empresa para o dia 19.

“A privatização trará certamente aumento de tarifas, piora na qualidade dos serviços e demissão de trabalhadores. Em todos os locais onde foi privatizado a população é quem mais sofre, pois o capital privado não leva em consideração a questão social, visando apenas o lucro. O povo pobre fica sem poder pagar energia e, os mais ricos, sofrerão com apagões e a piora na qualidade nos serviços”, denunciaram os representantes do Sindicato dos Urbanitários.

Diante da decisão dos funcionários, a categoria realizará um ato nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, visando sensibilizar os deputados a aprovar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que visa aproveitar, nos quadros estaduais, servidores de empresas públicas de outros entes da federação, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros. A PEC precisa de oito assinaturas para ser apresentada e de 18 votos para ser aprovada em plenário.

A PEC tem como base uma emenda semelhante aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia, que visa atender os trabalhadores da Ceron, empresa distribuidora de energia privatizada pelo governo Temer. Outra PEC semelhante, desta vez do Estado do Amapá – PEC nº 0055 de 03/05/2017, assegurou a transposição de 361 servidores ameaçados de demissão, após o processo de privatização da Companhia de Eletricidade daquele estado.

GazetaWeb

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com