Entretenimento

Filé de Peixe com 2 Texturas de Batata e Alho-Poró

Ingredientes – Purê e Cubos de Batata

  • 2 batatas descascadas (mais ou menos 450 gramas)
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • um terço (1/3) de xícara de chá de leite quente
  • sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo – Purê e Cubos de Batata

  1. Macedônia (=cubos grandes). Corte as laterais de uma batata para dar o formato de um retângulo. (Reserve as aparas e a outra batata dentro de uma tigela com água). Corte o retângulo de batata em cubos de 1,5 centímetro e coloque em uma panela com água fervente para cozinhar por 5 minutos ou até os cubos ficarem ‘al dente’. Retire com cuidado os cubos da água quente e coloque numa tigela com água fria e gelo para parar o cozimento dos cubos de batata. Escorra e reserve.
  2. Corte a outra batata em pedaços grandes e coloque numa panela com as aparas de batatas, cubra com água, tempere com um pouco de sal, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos ou até a batata ficar macia. Escorra numa peneira e deixe sair o vapor por uns 3 minutos. Apoie a peneira na panela que cozinhou as batatas e com as costas de uma colher esprema as batatas dentro da panela. Retire a peneira e acrescente na panela a manteiga sem sal e aos poucos o leite quente. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve.

Ingredientes – Peixe

  • 1 fio de azeite
  • 2 filés de tilápia temperados com sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 3 cubos de caldo de peixe (mais ou menos 6 colheres de sopa)
  • 1 talo de alho-poró cortado em julienne (fatias finas)
  • sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 1 gomo de limão grelhado e brotos de coentro para decorar

Modo de Preparo – Peixe

  1. Numa frigideira antiaderente, aqueça 1 fio de azeite em fogo de médio a alto e doure os filés de tilápia temperados com sal e pimenta-do-reino moída a gosto (mais ou menos 2 minutos de cada lado). Retire os filés da frigideira e transfira para uma assadeira e reserve.
  2. Na mesma frigideira, aqueça 1 fio de azeite e doure bem os cubos de batata (mais ou menos 3 minutos). Transfira para um prato com papel manteiga, tempere com sal e reserve.
  3. Novamente na mesma frigideira, em fogo médio, coloque a manteiga sem sal, 3 cubos de caldo de peixe e quando derreter adicione o alho-poró e deixe até que murche e o caldo engrosse (mais ou menos 1 minuto). Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto e reserve.

Modo de Preparo – Finalização

  1. Na hora de servir, regue 1 fio de azeite sobre os filés de peixe e leve ao forno a 200°C por 2 minutos, aqueça o purê de batata, o molho e as batatas coradas. Disponha um pouco de purê no prato, sobre ele coloque cubos de batata dourados, ao lado coloque o peixe grelhado e sobre ele o molho de alho-poró. Decore com 1 gomo de limão grelhado e brotos de coentro.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar